História da Serigrafia

Os antecedentes mais antigos desse sistema.

Eles foram encontrados na China, no Japão e nas Ilhas Fiji, onde os habitantes estampavam seus tecidos usando folhas de bananeira, previamente cortadas com desenhos e colocadas nos tecidos, usando pinturas de vegetais que coloriam as áreas que haviam sido cortadas. Possivelmente surge a ideia ao ver as folhas das árvores e os arbustos perfurados por insetos.

silk-screen-historia da serigrafia

No Egito, eles também foram usados ​​nos tempos antigos e 2500 anos aC. estênceis para a decoração das pirâmides e templos, para a elaboração de murais e na decoração de cerâmicas e outros objetos. O mesmo aconteceu na Grécia.

No entanto, não se conhece com precisão o local, nem o tempo, nem quem inventou este sistema de impressão, muito diferente de todos os sistemas convencionais que foram desenvolvidos desde a descoberta da prensa térmica, que se usada conforme explicado no curso de sublimação online da heloart, seus produtos ficaram maravilhosos e com toque profissional.

Por que se conclui que esses foram seus primórdios?

Serigrafia é um processo de impressão muito antigo e versátil, que envolve a passagem de tinta através de um modelo que serve como um mascaramento, anexado a um quadro esticado em um quadro.

Uma vez que esta abordagem sempre foi pensado que a origem da impressão da tela é o stencil, ou seja desenhos de impressão ou imagens, artigos de decoração, cartas, etc., previamente desenhado em um modelo, colocado numa superfície, permitindo passo da tinta ou tinta através das partes esvaziadas, passando por uma escova, rolo ou
rodo.

Eu convido você a assistir a um vídeo com esses princípios básicos de serigrafia.

Milhares de anos antes de Jesus Cristo

A descoberta de estêncil remonta a milhares de anos antes de Jesus Cristo, pois verificou-se que muitas pinturas encontradas nas cavernas pré-históricas foram feitas terras coloridas aspersão próprio chão por motivos previamente colocados nas paredes.

Chegada na Europa

A partir do ano de 1600, algumas amostras da arte japonesa chegaram, isso permitiu verificar que não haviam sido feitas com o sistema de estêncil, mas com moldes aplicados em cabelos muito esticados e presos em uma moldura retangular.

Tanto na serigrafia quanto no processo de estêncil, a maior dificuldade era a necessidade de pontes para segurar as partes internas de desenhos ou letras em seu lugar exato, e isso só poderia ser evitado com um segundo estêncil.

A técnica atual

A aplicação da serigrafia como a base da arte, começa na Europa e nos Estados Unidos no início do nosso século, com base em modelos feitos de papel gomado que aspergiu com água e colados em um organdi tecido (algodão ) costurada sobre tela, foi tensionada
manualmente sobre uma armação de madeira na qual ela foi fixada por meio de grampos ou por um cordão inserido sobre um canal previamente feito na armação.

Colocado sobre a tinta ou tinta, rastreamento e pressionada no desenho com um pincel ou de madeira de borracha rodo ou de borracha, e a passagem de tinta através do molde permite a reprodução de imagens nos meios.

Com essa técnica, começamos, inicialmente, a imprimir tecidos, especialmente na França, dando origem ao sistema de impressão conhecido como “impressão para Lyonese”, com características semelhantes, mas diferente do sistema de serigrafia.

Aparência da emulsão! A revolução começa …

Em 1907, o inglês de Manchester, Samuel Simon patenteou um sistema de impressão de estêncil com uma tela de seda. Alguns anos mais tarde John Pilsworth melhorou esta técnica através do desenvolvimento de um método de impressão multicolor e Anthony Velonis foi o artista que lhe deu o nome de serigrafia para diferenciar a aplicação artística do comércio, conhecido como serigrafia.

O processo de serigrafia moderna evoluiu a partir de idéias aprovadas por John Pilsworth em 1914 em São Francisco, Califórnia. Este é conhecido por ser o primeiro material de referência sobre como usar a impressão de tela multicolorida para formar impressões.

A invenção de uma laca ou emulsão que permitiu substituir o papel gomado no tecido com uma maior perfeição na impressão, iniciou o rápido desenvolvimento deste procedimento.

Esta tecnologia ganhou popularidade no “Pop Art Movement” da década de 1960. Atualmente, este método é cada vez mais utilizado em belas artes e pequenas tiragens.

No início, pequenas oficinas na Europa e nos Estados Unidos, que apareceram com grande rapidez, começaram a realizar os primeiros trabalhos. Inicialmente, o que parecia ser um sistema elementar de reprodução encorajou muitas pessoas a iniciar esses trabalhos;

No entanto, a falta de técnica e meios e o fracasso em prosseguir com a pesquisa necessária para melhorar o procedimento, desencorajaram-nos até que o deixaram para sempre.

Serigrafia para a guerra

No decorrer da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos descobriram a adequação desse sistema para marcar o material de guerra tanto nas fábricas quanto nas frentes de guerra, tendo encontrado os restos de oficinas portáteis quando a guerra acabou.

Em pararelo a serigrafia temos também o curso de sublimação online onde você aprende a usar os software modernos, como Photoshop e CorelDraw.

Saiba mais aqui: https://cursodesublimacaoonline.com/

Autor: sublimacaoemestampa

Parceira na divulgação do curso de sublimação.

Deixe um comentário